sábado, 9 de fevereiro de 2008

Primeiras experiências cozinhando Japonês

Adoro comida Japonesa, adoro!
Tento comer Japonês pelo menos uma vez por semana, é quase um vício. Ora, principalmente depois de já me terem oferecido 2 livros de cozinha Japonesa em 2 ocasiões, o próximo passo lógico é cozinhar Japonês em casa, que sempre se poupam uns cobres.
Hoje fiz as minhas primeiras experiências com culinária Japonesa! Aliás, semi-culinária Japonesa.

O problema na culinária Japonesa reside no facto de que para além de se ter de dominar algumas técnicas e truques, é necessário ter material específico, quer para preparação da comida, como um tapete para enrolar sushi, quer os próprios ingredientes, tal como peixe, legumes e fruta fresca e alguns molhos e arroz Japonês.
Ora, não tendo eu ainda tais itens (eu disse que foi uma semi-experiência), tentei "desenrascar-me" com o que tinha à mão.

Para "peixe fresco" usei um salmão fumado oferecido à minha Mãe por uma amiga. Isto iria ser o meu sashimi (não tinha ingredientes para sushi). Fui de seguida ao Continente e comprei um molho de soja (é de notar que molho de soja não é o que se usa no Japonês) e uma embalagem de "arroz Japonês". Arroz Japonês pois o arroz para este tipo de cozinha tem de ser consistente e pastoso, tipo plasticina, para poder ser moldado. Assim era mesmo só cozer o arroz e já tava tudo feito.

E pronto, dei início à minha aventura culinária semi-Japonesa. Resultado:
Um perfeito e completo desastre! (ou como dizem os Ingleses, "a complete and utterly disaster")
Como seria de esperar o molho era completamente o errado (era muito forte, espesso e salgado), o salmão fumado não é definitivamente parecido com salmão fresco e o arroz... Bem, o arroz até é bastante bom, foi fácil de fazer e fica bastante parecido com o objectivo.

Mas pronto, próxima tentativa terá que ser melhor planeada a ver se corre melhor!
Ou então temos sempre os bons restaurantes Japoneses ;)

0 observações acutilantes e de elevado interesse: